Sumário
- Apresentação da dinâmica e dos conteúdos da formação.
- Reflexão sobre os impactos do paradigma digital nos processos de comunicação e interação e o seu potencial para promover a inovação e mudança dos processos de ensino/aprendizagem.
- O Quadro Interativo Multimédia (QIM): Conceito e tecnologia; tipos de Quadro Interativo Multimédia; princípios de funcionamento; procedimentos de instalação e configuração do QIM e respetivo software; mandamentos para utilização em segurança e um bom uso; o QIM como ferramenta de aprendizagem dos alunos; renovação dos contextos de aprendizagem ao nível das dinâmicas e das interações.
Recursos Utilizados:
PowerPoint para apresentação/organização da formação e para conhecer o mundo do QIM;Actividades:
- Preencher grelhas de presenças.
- Apresentar dos objetivos da ação.
- Estruturar materiais de apoio (grelhas; registo; bibliografia; etc).
- Preencher um questionário (diagnóstico).
- Conhecer tipos de QIM / funcionalidade de ferramentas/ conselhos úteis de uso de implementação/ mandamentos de uso, potencialidades/ vantagens e desvantagens do QIM.
Bibliografia:
8 ANTUNES, P. M. B. (2008). Impacte
dos quadros interactivos nas práticas docente : um estudo de caso (Dissertação
de Mestrado). Aveiro: Universidade de Aveiro.
8 BATISTA, T. M. F. (2009). Impacte
dos Quadros Interactivos nas Escolas do Concelho de Oliveira do Hospital (Dissertação
de Mestrado). Aveiro: Universidade de Aveiro.
8 CORRENTE, A. C. C. (2009). O
Quadro Interactivo no Ensino da Matemática. Analisando o trabalho de dois
professores em contexto de colaboração. (Dissertação de Mestrado). Évora:
Universidade de Évora.
8 COUTINHO, C. (2005). Percursos
da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal – uma abordagem temática e
metodológica a publicações científicas (1985-2000). Braga: I.E.P.
–Universidade do Minho.
8 ESCOLA, J. (2011). Gabriel
Marcel. Comunicação e Educação. Porto: Edições Afrontamento.
8 FERNANDES, M. G. (2009). Impacto Dos Quadros Multimédia Interactivos Nos
Contextos de Aprendizagem (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Universidade
Católica Portuguesa.
8 FERREIRA, C. F. (2010). O uso do QIM nas aulas
de língua estrangeira como elemento motivador. (Dissertação de Mestrado). Porto: Universidade do Porto.
8 FERREIRA, P. M. P. G. (2009).
Quadros interactivos: novas ferramentas, novas pedagogias, novas
aprendizagens. (Dissertação de Mestrado). Braga: Universidade do Minho.
8 FOLHAS, R. C. R. L. (2010).
Formação de professores de ciências sobre Quadros Interactivos em regime de
bLearning (Dissertação de Mestrado). Aveiro: Universidade de Aveiro.
8 LOPES, N.; Escola, J. (2012). Quadro
Interativo Multimédia e a “Nova” Fenda digital na Aprendizagem no Ensino
Básico. Atas do III Congresso Internacional: A Fenda Digital – TIC Escola e
Desenvolvimento Local (cdRom): Póvoa de Varzim, pp. 170-176.
8 Blogue da formação: http://qimform.blogspot.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário